MAIS QUE SÓ LAVAR AS MÃOS

MAIS QUE SÓ LAVAR AS MÃOS

A higienização de ambientes é assunto muito sensível, especialmente em ambientes de grande circulação como shopping centers, instalações corporativas, hospitais e escolas. Mas parte da higienização eficiente de ambientes está no cuidado com a higiene pessoal.

Banheiros são particularmente importantes, especialmente no momento de lavar as mãos, ato que além da higiene pessoal também tornou-se recentemente um caso de saúde pública, devido a pandemia COVID-19.

Após higienização correta das mãos surgem dúvidas sobre a melhor maneira de enxugar as mãos, quanto ao equipamento usado em cada caso. Afinal mesmo se a lavagem das mãos for correta mas o ato de enxugar não, perde-se toda a eficiência do processo.

Tradicionalmente existem três equipamentos a disposição: dispenser de papel toalha, secadores de jato e secadores de ar quente.  Mas qual deles é o melhor?

Há um estudo que comparou a secagem das mãos utilizando os três métodos. Este estudo demonstrou que secadores de jato dispersavam 20 vezes mais vírus que o secador de ar quente e mais de 190 vezes que as toalhas descartáveis de papel. Pois estes métodos promovem a dispersão de gotículas no ar. E estas gotículas transportam os germes que podem entrar em nosso aparelho respiratório ou depositarem-se sobre as superfícies.

Assim, considerando a dispersão de agentes contaminantes no ambiente, as toalhas de papel, embora mais simples provaram sua eficiência.

Mas é claro que a tecnologia sempre busca melhorar processos e por isso recentemente filtros com tecnologia HEPA (Hight Efficiency Particulate Air) foram desenvolvidos para máquinas de secagem das mãos. Existem também equipamentos capazes de fazerem a reciclagem do ar nestes ambientes, e que possuem este tipo de filtro.

Mas não é só tecnologia. Todos nós podemos seguir certos procedimentos que minimizam a contaminação destes ambientes. Inclusive podemos seguir alguns destes procedimentos em casa.

  1. Abaixe a tampa do vaso, após o uso e antes de acionar a descarga;
  2. Dê preferência por secar as mãos utilizando papel toalha descartável ao invés de secador de mão elétrico;
  3. Se apenas houver a opção do secador elétrico, evite encostar a mão no bico do secador e balance a mão antes, (desde que seja permitido em sua empresa ) para eliminar o máximo de água;
  4. Para as empresas, atentem-se quanto a qualidade e a frequência que a limpeza e desinfecção são realizadas em tais ambientes;
  5. Utilize sempre produtos de limpeza e desinfecção de qualidade.

Os colaboradores do Grupo VPS que trabalham na conservação, higienização e controle destes ambientes são treinados e constantemente atualizados para que o ambiente seja sempre limpo para o uso racional, ecológico (economia de água, energia e insumos), e claro com todo cuidado que deve ter sua empresa para com os ambientes que estão disponíveis para seus colaboradores e clientes.

 

Comments are closed.