LIMPEZA E HOTELARIA HOSPITALAR
É indiscutível a importância da hotelaria hospitalar em todos os modelos de negócio onde a oferta deste serviço é realizada como parte do core business de instituições de saúde. Por isso o tema preocupa não só no aspecto técnico e científico mas também de governança em higiene, visando conforto e a satisfação do paciente. Garantir os cuidados necessários exige da governança em higiene um processo de limpeza eficiente, dentro do que a instituição busca como referência no mercado e também às normas vigentes.
Dentro deste escopo é necessário reunir o melhor em recursos humanos, produtos e materiais de limpeza, além de planejamento, supervisão e capacitação/treinamento permanentes do corpo de colaboradores.
Diferente de uma limpeza doméstica ou de ambientes que não se apresentam como risco aos pacientes (infecção hospitalar), a limpeza nestes ambientes especiais deve seguir critérios como: qualificação da equipe; jornada de trabalho; classificação das áreas hospitalares sob o aspecto criticidade; planta física e idade da construção e condições internas de trabalho, além de acesso a produtos de qualidade, ferramentas modernas e técnicas de limpeza.
Devemos ainda diferenciar dois tipos básicos de limpeza:
- Limpeza concorrente: Higienização diária, que é feita com o objetivo de reduzir os riscos de infecção em ambientes de saúde. Vale destacar que a limpeza concorrente é uma limpeza, úmida e menos completa do que a limpeza terminal.
- Limpeza terminal: Visa reduzir as sujeiras e os microrganismos para diminuir as chances de contaminação. Ela é realizada sempre após a transferência, alta, internação prolongada ou óbito do paciente. Além disso, a limpeza terminal também acontece em salas cirúrgicas, logo após o procedimento.
A manutenção e o monitoramento das condições de limpeza e higiene devem ser constantes dentro dos espaços de saúde que se pretendem diferenciados. Nada pode ficar para trás e o controle dos procedimentos deve ser rigoroso. E isto depende não apenas de equipamentos de controle e uso correto de produtos, mas também da qualificação e capacitação da equipe de trabalho.
Manter uma equipe capacitada, treinada e motivada não é fácil. Por isso grande parte dos hospitais terceirizam esta função, ficando apenas com a supervisão e gerenciamento dos serviços.
O Grupo VPS atende a diversas intuições de saúde, fornecendo equipes preparadas para atender aos mais rigorosos protocolos de limpeza hospitalar e hotelaria hospitalar.
Neste caso além da vantagem de constante treinamento e capacitação, há garantia de não interrupção dos serviços, redução de custos operacionais e maior eficiência administrativa, mantendo a governança em higiene focada nos resultados.