Armazenamento de produtos de limpeza
Em uma empresa, a depender de suas instalações e necessidades específicas, os mais diversos tipos de produtos de limpeza e nas mais diversas quantidades, acabam por serem armazenados. Ou porque são necessários ao uso diário ou por estocagem.
Não é raro, infelizmente, notícias sobre incêndios e acidentes de trabalho que estão ligados ao armazenamento destes produtos, de forma equivocada.
Este artigo aponta para algumas questões e cuidados que devem ter a atenção dos responsáveis pelo armazenamento, manuseio e ou uso dos produtos.
O primeiro erro está na escolha do local para o armazenamento. Com a visão de “dispensa” ou lugar qualquer para armazenar os produtos, armários, banheiros sem uso, pequenos cômodos improvisados e outros lugares acabam por serem escolhidos para que os produtos sejam deixados e dali sejam providenciados toda vez que necessário.
Mas é somente através de um armazenamento correto que acidentes podem ser evitados, a vida útil dos produtos ser prolongada e é claro, maior controle e economia no uso destes.
Sobre o local, três fatores são importantes: espaço, temperatura e iluminação. O espaço não está ligado somente a capacidade de armazenamento, mas também a sua capacidade de ventilação e segurança no manuseio dos produtos. Isso evita acúmulo de gases tóxicos e acidentes ao manusear o produto no local.
Não há dúvidas sobre a questão da temperatura, que não pode ser quente demais e nem provocar umidade, pois estas alterações contribuem para a alteração dos produtos e podem provocar reações químicas indesejáveis. A iluminação e toda a parte elétrica merecem cuidados especiais. Não apenas para iluminar o ambiente o suficientemente bem para que os produtos sejam identificados, mas também para não provocar (parte elétrica) curtos ou descargas elétricas que podem iniciar incêndios.
O manuseio seguro dos produtos só é possível se o responsável estiver com EPI adequada e tiver conhecimento suficiente para o manuseio e uso do produto. Dai vem a importância da capacitação. Afinal não estamos falando de uso de detergente na pia da cozinha, mas sim de produtos que podem provocar acidentes graves como intoxicação e queimaduras.
O Grupo VPS mantém um centro de treinamento e capacitação para seus colaboradores, garantindo aos nossos clientes que os trabalhadores são capacitados para as tarefas específicas da função, como por exemplo o manuseio e uso de produtos de limpeza.
Mas o foco não está apenas no ambiente e no indivíduo.
Os produtos também devem seguir normas. Primeiro é manter o produto sempre que possível em sua embalagem original e se preciso fracioná-lo para armazenamento, então mantenha-o em embalagem compatível com a original.
Estas embalagens rotuladas, devidamente identificadas, com todas as informações sobre o produto, seu uso e toxicidade.
Se estes produtos estiverem em prateleiras, especial cuidado a prateleira que o armazena quanto a altura, capacidade de peso da prateleira e outros fatores que podem causar acidentes.
Como podemos perceber, não apenas deixar os produtos em um lugar. É preciso tratar deste assunto com profissionalismo, investindo em segurança, capacitação, treinamento permanente e constante vigilância sobre normas específicas, dependendo do que você armazena e da quantidade.
Para uma equipe especializada, conte com o Grupo VPS Facilities, nós terceirizamos mais que mão de obra, terceirizamos qualidade e eficiência para sua empresa.